Coucou!
Ça va?
Ça va?
Photo by Green Chameleon on Unsplash |
Eu sei que, aprender uma língua nova pode parecer assustador para a maioria das pessoas. Mas também sei que muita gente tem esse sonho e deixa o medo do difícil ser mais um empecilho na hora de se jogar na realização desse sonho.
Pensando no momento atual de pandemia, que tantas pessoas estão em casa em busca de opções bacanas para preencher melhor o tempo, elenquei abaixo 10 maneiras que podem te ajudar a dar uma impulsionada no estudo de francês. Mas no fim das contas, as dicas podem ser aplicadas para outros idiomas também – basta você adaptar. Vamos lá?
1- Músicas
A primeira coisa que me ajudou com idiomas na vida foi: música. A curiosidade de saber o que as minhas músicas favoritas queriam dizer e a vontade de cantá-las corretamente sempre me ajudou e me ajuda até hoje. Nas músicas eu aprendo palavras, desafio meu cérebro com velocidades e ritmos diferentes, descubro expressões novas para dizer coisas do dia a dia – coisa que só com aulas tradicionais, a gente não aprende.
O site da BBC línguas tem várias aulas, dicas e materiais para você começar a sua caminhada auto-didata não apenas no francês mas, em outros idiomas também!
3- Duolingo
Tenho em casa um exemplo vivo de que o aplicativo é porreta pra entreter e ensinar uma nova língua. Minha mãe não fica um dia sem fazer as lições e se diverte com a gamificação imposta pelo aplicativo. Ela está estudando espanhol desde que fomos à Argentina e ela, com 77 anos, já se arrisca em coisas básicas sozinha. Eu não podia estar mais orgulhosa e também não poderia indicar mais o aplicativo pra vocês. É básico mas, ajuda demais. Principalmente se você for viajar pra um lugar onde não fala a língua. Pense nisso. 😉
4- Youtube
Eu sou a maior incentivadora de usar o Youtube como plataforma de aprendizado. Sério. Dá pra aprender de um tudo, por lá! E o tanto de canal bom, de gente incrível, que tem ensinando francês, nem conto! Aliás, posso até contar, fazer um post especial com meus favoritos se vocês quiserem. Só pedir nos comentários, se acharem interessante fazer essa lista por aqui – feshow? 🙂
5- TV5 Monde
Nesse momento de quarentena, a TV5 está com seu sinal aberto pra você acompanhar a programação, o que já ajuda super a ir assimilando sons e significados. E ainda tem a plataforma online com exercícios que é mara!
6- Podcasts
Eu confesso que estava muito mais entregue aos podcasts antes da quarentena, pois adorava baixá-los e ir ao trabalho com eles, fazer exercícios, enfim.. eram minha companhia de ir e vir. E como agora não estamos trabalhando por aqui com idas e vindas, tenho escutado menos. Mas são ótimos meios de aprendizagem. Tem alguns de francês por nível, inclusive, que eu descobri. Acho que entra no mesmo quesito do Youtube, se quiserem lista de indicações, peçam aqui nos comentários que eu vou amar fazer! =)
7- Curso tradicional
Mesmo com a quarentena, os cursos tradicionais estão rolando via vídeo e posso dizer por mim: eu tinha torcido o nariz no início e hoje agradeço por ter esse encontro com a turma duas vezes por semana. Claro que depende da turma mas, isso já era verdade nas idas à escola também.
8- Professor particular
Já fiz aula de idiomas em dupla um bom tempo. E eu amava! Era no horário de almoço, o professor ia até nosso trabalho e eu e minha colega rachávamos o valor. Era corrido mas, como a gente levava o aprendizado num ritmo parecido, foi uma época muito gostosa. E sentimos que ambas evoluímos bastante e podíamos focar em situações profissionais específicas que um curso tradicional nem sempre permitiria.
O site tem inúmeros recursos para a aprendizagem do francês e se você tem facilidade em ser auto-didata e se manter na linha, ele vai ser perfeito pra ti.
Outro site, recheado de aulas para quem está se aventurando no aprendizado do francês. Mais simples e intuitivo para aqueles que não estão muito habituados com aprendizagem online e menus em português para facilitar a vida de quem trava de ver uma janela inteira na língua estrangeira.
Oh lá lá! 10 dicas para você tirar sua vontade de aprender francês do papel, hein?
Conhecem outras dicas e/ou plataformas de aprendizado? Conta pra mim aqui nos comentários!
Sem Comentários