Começar um novo ano é também revisitar os momentos que marcaram o ciclo que se encerrou. E 2024 foi um ano de extremos: de muita felicidade e de tristeza profunda. Mas, acima de tudo, foi o ano em que reconheci minha imensidão — na vulnerabilidade, na força, na beleza de ser quem sou.
Quero compartilhar com vocês os aspectos que mais me transformaram em 2024, dividindo meu aprendizado em cuidado com a saúde, cuidado intelectual e cuidado com a beleza.
Cuidado com a Saúde
Manter um compromisso comigo mesma foi uma conquista. Em 2024, consegui levar a Yoga como uma prática constante. Ela me sustentou em momentos de paz e em momentos desafiadores, mostrando que o autocuidado é também um ato de resistência.
Além disso, a contratação do plano de saúde Alice marcou o início de um processo profundo: ressignificar a confiança em profissionais de saúde. Encontrei suporte para cuidar de mim de forma integral e humanizada, algo que eu sabia que precisava intensamente mas que não tinha encontrado os meios que me deixassem confortável no processo, até aqui.
Cuidado Intelectual
Ver essa foto no Instagram
Meu amor pelos livros ganhou novos significados este ano, com três obras que mexeram comigo de maneiras muito diferentes:
- Toda Ansiedade Merece um Abraço, de Alexandre Coimbra Amaral — um convite ao acolhimento das emoções e a enxergar a ansiedade com mais empatia e menos julgamento.
- A Gente Mira no Amor e Acerta na Solidão, de Ana Suy — uma reflexão poética e brutalmente honesta sobre os laços que construímos (e rompemos).
- Eu me Lembro, de Selton Mello — um mergulho nostálgico nas memórias que formam quem somos.
Cada página desses livros me ajudou a me entender melhor, me provocou, me emocionou, foi pauta de um percentual alto de sessões de terapia e… me transformou.
Cuidado com a Beleza
Em 2024, meu ritual de beleza também ganhou novos aliados, que não apenas cuidaram da minha pele, mas trouxeram um senso de prazer e ritualidade (essa palavra existe? enfim..) ao dia a dia:
- Retinol Estee Lauder — um produto poderoso que fez muita diferença na minha rotina noturna – afinal, os 40 vem aí e essa que vos fala nunca fez nenhuma intervenção nesse rostinho além da já muito falada rotina de skincare. Envelhecer bem que chama né?
- Protetor Solar PhotoAge Dermage — um cuidado diário indispensável. Há muitos anos que não faço nada sem protetor solar facial mas, nesse ano conversando com a dermato, sentimos a necessidade de trocar por uma fórmula à base de água. E foi a mudança que eu precisava pra voltar a sentir minha pele saudável, protegida e com a oleosidade equilibrada (principalmente nos dias quentes).
- Sérum-Hidratante Corporal Ninfa das Águas, da L’Occitane au Brésil — a poesia em forma de hidratação, com textura leve e fragrância marcante – e que só não está na foto por motivos de: meu potinho acabou no fim do ano e decidi usar os novos que ganhei de aniversário e natal antes de comprá-lo novamente!
2024 na Memória
2024 foi um ano de muitas dualidades. Fui imensamente feliz. Fui imensamente triste. Mas, acima de tudo, fui imensa. Olhando para tudo que vivi, escolho guardar este ano como um marco na minha história.
Que 2025 traga ainda mais motivos para celebrar, aprender e crescer.
Ver essa foto no Instagram
E para você, o que fez de 2024 um ano especial?
Vamos compartilhar nossas vivências e começar 2025 conectados!
1 Comment
Maria Spinka
11 de janeiro de 2025 at 03:11Your blog is a beacon of light in the often murky waters of online content. Your thoughtful analysis and insightful commentary never fail to leave a lasting impression. Keep up the amazing work!